domingo, 23 de outubro de 2011

Dicas sobre Alimentação..

Dicas de Alimentação
- Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto - onde o alimento é escasso - comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.
- Os hamsters têm paladar e por isso sentem o gosto da comida.
- Como eles têm bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.
- Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.
- A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã, cenoura, milho, nozes, etc.
Abaixo uma lista do que você pode servir aos seus hamsters:
FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.
VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.
LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.
OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.
Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas secas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.
Abaixo uma lista do que você não pode servir aos seus hamsters..
Abacate, ameixa, abacaxi, pêssego, frituras, laranja, figo, limão, cebolinha, chocolate ou qualquer tipo de doce, aspargo, tomate, semente de maçã, sorvete, almôndegas, salsicha, lingüiça, carne crua, flores, cereja. alho, cebola.
Água
Ítem indispensável para a saúde do hamster. Forneça sempre água limpa e fresca.
Dicas
Apesar de conseguirem tirar água dos próprios alimentos, nunca deixe faltar água para beberem. Utilize aqueles bebedouros que parece uma mamadeira, pois se colocar água em qualquer vasilhame, eles podem se afogar ou engasgarem. Troque a água diariamente.
Nas lojas de animais de estimação, você encontrará uma linha variada de rações complementares. Em grandes lojas, poderá encontrar sementes de girassol (essencial), biscoitos, rações, etc, Próprio para hamsters. A semente de girassol é essencial, pois além deles gostarem, ajuda a desgastar os dentes que não param de crescer. Você poderá dar pedacinhos de madeira de árvores frutíferas para ele roer e brincar, mas tome cuidado com o tipo de madeira. As de pinus, cedro, peroba, oleosos e látex são tóxicos. O ideal é comprar a madeira nas lojas de animais.
Ao comprar o hamster, pergunte ao vendedor o que ele comia para que você possa ir adaptando aos poucos a novos tipos de alimentos. Não faça mudanças radicais, pois o hamster poderá ter problemas intestinais.
Lave bem as frutas e verduras em água corrente, mesmo aquelas que são vendidas sem agrotóxicos, para evitar uma intoxicação.
Junto com as frutas, verduras - estas devidamente picadas em um tamanho adequado - rações e outros tipos de sementes sirvam sempre semente de girassol à vontade. As sementes de uma forma geral são ricas em hidratos de carbono e minerais.
Os hamsters têm uma espécie de bolsa na bochecha e armazenam comida nela para poder transportar. Por isso, quando estiver com a barriga cheia, não dê queijo, arroz e nem pão, pois podem ficar coladas na bochecha e ficar difícil de tirar.
Dieta Alimentar: Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração de gato, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário